Bombeiros Voluntários de Vidago Av. Conde de Caria nº 2 - 5425-307 Vidago Telf: 276 907 122 Fax: 276 907 474 - Email: b.v.vidago@sapo.pt

PÁGINA INICIAL ASSOCIAÇÃO MISSÃO CORPO DE BOMBEIROS MEIOS  OPERACIONAIS CONSELHOS ÚTEIS NOTICIAS

Vidago homenageia bombeiros com monumento no dia de Portugal

Foi em ambiente de festa que decorreu, na tarde de 10 de junho de 2017,dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas  que a Cerimónia de Inauguração do Monumento de Homenagem aos Bombeiros Voluntários de Vidago, mandado erigir pela Junta de Freguesia. Foi desta forma que a Corporação viu reconhecido o seu papel determinante no socorro e proteção às populações ao longo dos seus 50 anos de existência.

Apesar do calor que se fez sentir, foram muitos os Vidaguenses, Órgãos Sociais, elementos de Comando de Corporações vizinhas e autoridades civis e militares  que se quiseram associar esta justa homenagem aos nossos Soldados da Paz.

A cerimónia iniciou-se com a bênção do monumento pelo Reverendo Pároco de Vidago Padre José Carlos.

Uma homenagem justa naquele que é um ponto de passagem quase “obrigatória” de cada vez que toca a sirene e os bombeiros saem para ações de socorro.

Foi assim que a Junta de Freguesia de Vidago decidiu perpetuar a imagem dos seus soldados da paz, num monumento erguido numa das principais artérias da vila, onde sobressai a figura do bombeiro construída em material de imitação de bronze.

Uma homenagem que para o presidente da Junta de Freguesia, Rui Branco, não é mais que um reconhecimento público do espírito de missão de todos quantos, ao longo dos 50 anos de existência desta associação, dedicaram “grande parte do seu tempo” à corporação e a servir o seu semelhante. “Há momentos nas nossas vidas que ficam gravados para sempre, e este é certamente um deles, é um marco histórico para esta Vila de Vidago”, referiu o autarca.

Também o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago Francisco Oliveira agradeceu Ao Presidente da União de Freguesias de Vidago a  homenagem, considerando a inauguração deste monumento ao bombeiro “um momento de grande simbolismo”, sobretudo numa altura em que vão escasseando este “tipo de reconhecimentos públicos”. “Penso que esta não é só uma homenagem aos bombeiros de Vidago, mas poderá considerar-se uma homenagem a todos os bombeiros portugueses”, referiu, num longo discurso, onde lembrou a figura dos fundadores desta associação - Órgãos Socais e Bombeiros . “Estamos também aqui, a homenagear todos os que nos antecederam”, afirmou, dirigindo-se ao atual corpo de bombeiros que, no seu entender, “tem sabido honrar o passado e a história desta instituição”.

Para os bombeiros,  não poderia ter sido encontrada melhor forma de reconhecer o seu trabalho e dedicação que não fosse a colocação de um monumento numa artéria que “é a principal porta de saída dos nossos soldados da paz para as ações de socorro quer a nível local, quer a nível distrital”. E são muitas.

Também o presidente da Câmara Municipal, Arqº António Cabeleira, saudou a iniciativa da Junta de Freguesia de edificar um monumento ao bombeiro na Vila, julgando que este representa “ o sentimento de gratidão que todos devemos ter para com os nossos bombeiros”. “Vidago é e foi desde sempre uma Vila com um grande orgulho no seu Corpo de de Bombeiros” assinalou ainda o edil, lembrando que o monumento esculpido , é também “símbolo da dureza e capacidade de resistência dos nossos soldados da paz” e uma “homenagem a todos quantos já faleceram, mas que farão sempre parte da história viva desta associação”. O Presidente ca camara Municipal de Chaves, terminou a sua intervenção, dirigindo-se diretamente aos Bombeiros Voluntários de Vidago, com a convicção que "a cerimónia de hoje irá reforçar ainda mais a atitude e o carácter generoso dos nossos Soldados da Paz, o espírito de altruísmo e de solidariedade humana, como de resto tem sido sempre apanágio da vossa ação". Prometendo ajudar nas comemorações do cinquentenário.

O Presidente da Federação dos Bombeiros de Vila Real Sr. José Pinheiro e o Comandante Operacional Distrital Engº. Álvaro Ribeiro enalteceram  e reconheceram a  importância  e o  trabalho desenvolvido pelos bombeiros de Vidago  no socorro que prestam às populações, não só na sua área de atuação, no distrito e fora dele. Por isso esta justa homenagem.

O Monumento ao Bombeiro é uma obra escultórica do artista Flaviense  Mário Lino, com elementos de imitação de bronze que o autor designou de “Herói sem Rosto” sendo o projeto da autoria da Arqtª Maribel Ribeiro, a iniciativa partiu do Presidente dos Bombeiros de Vidago, Francisco Oliveira

"Augusto Oliveira"