Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de Vidago, entra em funcionamento

Sexta-feira dia 1 de Fevereiro 2019, entrou em funcionamento a Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Vidago.

Na cerimónia de apresentação da equipa, estiveram presentes o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Bruno Henriques, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Francisco Oliveira, o Chefe de Gabinete do Presidente da Camara Tiago Caldas, o Presidente da União de Freguesias de Vidago Rui Branco e o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Dr. Nuno Vaz.

De referir que o financiamento desta equipa, cujo protocolo de constituição foi assinado em Dezembro de 2018, será assegurado em partes iguais pela Câmara Municipal (50%) e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (50%), sendo que o mesmo significa um investimento por parte da Autarquia em mais 30 mil euros por ano.

Constituída por 5 operacionais, a EIP, Chefiada pelo Comandante Bruno Henriques, é ainda composta pelos bombeiros Ricardo Patuleia, Luís Barros, Marlene Santos e Ricardo Ferreira, e tem como objetivo uma resposta mais eficaz a situações de emergência no Concelho, sendo mais um importante investimento realizado no âmbito da Proteção Civil Municipal, para salvaguarda de pessoas e bens.

A entrada em funcionamento da EIP visa garantir “prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens, designadamente em caso de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos, naufrágios ou outras intervenções no âmbito da proteção civil”.

O presidente da Câmara Municipal, Dr. Nuno Vaz, referiu que a constituição desta equipa é motivo de alegria, uma vez que “estamos a dar mais um passo que contribui inegavelmente para a melhoria da segurança no nosso concelho”. “A EIP contribuirá para que a operacionalidade dos nossos Bombeiros melhore substancialmente”, frisou.

O edil salientou, por outro lado, que “durante o atual mandato houve um esforço da autarquia no sentido de clarificar a relação com os Bombeiros, reforçando as parcerias entre as três instituições. Apesar da situação de crise, procuramos melhorar esta relação e este é mais um passo que se vem juntar a outros que temos dado.

Francisco Oliveira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, referiu que este é um dia histórico na vida da nossa Associação e enalteceu “a boa colaboração com a Câmara Municipal”, salientando, em relação à EIP, que “a partir do momento em que surgiu esta oportunidade o senhor presidente não enjeitou esforços para que este anseio se concretizasse”.