Bombeiros Voluntários de Vidago Av. Conde de Caria nº 2 - 5425-307 Vidago Telf: 276 907 122 Fax: 276 907 474 - Email: b.v.vidago@sapo.pt

    PÁGINA INICIAL ASSOCIAÇÃO MISSÃO CORPO DE BOMBEIROS MEIOS  OPERACIONAIS CONSELHOS ÚTEIS NOTICIAS  
 
   
 

                                                                                                                                                                             

 

Bombeiros de Vidago comemoram 55 anos de existência

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de comemorou no passado dia 8 de Dezembro, o seu 55º. Aniversário, numa cerimónia que reuniu no quartel, entre outros, o Vice-presidente da Camara Municipal de Chaves Francisco Melo, representantes da Proteção Civil, da Liga dos Bombeiros Portugueses, várias Associações Humanitárias de Bombeiros do Distrito de Vila Real e autarcas da região da área de intervenção. União de Freguesia de Vidago- Arcossó, Selhariz e Vº das Paranheiras; Anelhe, Vilas Boas, Vilela do Tâmega e União de Freguesia de Loivos e Povoa de Agrações:

As comemorações iniciaram-se com a habitual formatura e o hastear das bandeiras, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. De seguida rumaram até ao cemitério da Vila para homenagear associados, dirigentes, bombeiros, sócios e beneméritos já falecidos.

No Monumento ao Bombeiro situado no Largo Miguel de Carvalho foi colocada uma coroa de flores.

Após a realização da tradicional missa, e já em formatura em frente ao quartel, teve lugar a tradicional receção às entidades convidadas e a imposição de condecorações e promoções de elementos do corpo ativo.

Foram promovidos a Bombeiros de 3ª classe os estagiários André Taveira Ferreira e Nuno Miguel Mendes Pinto que ingressaram na carreira de bombeiros.

Foram ainda condecorados com a medalha de assiduidade, Grau Ouro – 20 Anos de assiduidade – 2 estrelas Ana Cristina Alves Leitão.

Medalha de Assiduidade – Grau Ouro – 15 Anos de assiduidade – 1 estrela- Carlos Alberto de Sousa Alves, Carlos Manuel Rodrigues da Mota, Maria João Fernandes dos Santos Mota, Ricardo Alexandre Taveira Ferreira e Daniel Rodrigues Moura.

Medalha de Assiduidade – Grau Prata – 10 Anos de assiduidade -  David Miguel Gonçalves Pereira e David Alexandre Leite Pereira.

Logo de imediato teve início a Sessão Solene, que foi presidida pelo Vice presidente da Camara Municipal de Chaves Francisco Melo e fizeram parte da mesa, O Presidente da Direção dos BVV Francisco Oliveira, o presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Vidago, Sr. Augusto Pereira Carvalho, Sr. Comandante António Cruz, dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e Secretário da Mesa de Congressos do Conselho Executivo da LBP, o 2º. Comandante Distrital da Autoridade Nacional Mestre Artur Mota, o Comandante Orlando Matos dos Bombeiros da Cruz Branca Vila Real e simultaneamente, Vice-Presidente da Direção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real e comandante de Setor dos Bombeiros,  e o Comandante Bruno Henriques dos Voluntários de Vidago.

O comandante dos BVV, Bruno Henriques, na sua intervenção, salientou “a entrega, o profissionalismo, a dedicação e o espírito de missão” dos seus bombeiros que em muito têm contribuído para o êxito da AHBVV.

“O corpo de bombeiros de Vidago tem crescido técnico, organizacional, mas sobretudo operacionalmente, graças ao esforço de cada um de vós. O comandante Bruno Henriques aproveitou a ocasião para agradecer a presença do vice-presidente da autarquia na cerimónia de celebração dos 55 anos dos Bombeiros de Vidago e lembrou a crescente operacionalidade dos bombeiros dentro da sua área de atuação, bem como no concelho, distrito e até pelo país.

Por sua vez, o presidente da, Francisco Oliveira, destacou as dificuldades sentidas no último ano, devido ao flagelo dos fogos florestais e a falta de água que tem obrigado os bombeiros ao abastecimento contínuo das freguesias.

O dirigente considera que devido há inflação e ao aumento brutal dos combustíveis pode estar em caus a sustentabilidade dos bombeiros e que os bombeiros “estão a viver um período muito difícil”.

“Só unidos vamos conseguir atingir os nossos objetivos. Por isso temos de pensar no coletivo em detrimento do individual ou setorial. Será um sacrifico temporário para alcançar a vitória”, Francisco Oliveira, deixou várias críticas ao atual sistema de controlo operacional dos bombeiros.

 “Se nós, bombeiros, somos responsáveis por 85% do socorro em Portugal, em todas as vertentes, por que é que os bombeiros têm de pagar dos seus próprios meios para prestar o socorro aos cidadãos?

Na sua opinião, cabe ao Estado criar as condições de defesa dos cidadãos, de acordo com a Constituição Portuguesa, uma situação que só será resolvida com medidas drásticas. Porque o que vamos constatando a que Há financiamento para todos os agentes de proteção civil menos para os bombeiros. Que estão condenados a passar a vida a mendigar. Por fim, recordou todos aqueles que deram o seu contributo para a causa dos bombeiros, bem como a evolução dos Bombeiros Voluntários de Vidago desde a sua fundação, e já lá vão 55 anos.

Durante a sessão solene, Francisco Oliveira fui surpreendido com a oferta de um quadro pintado a óleo oferecido pelo Comando e Corpo Ativo. Ficou atónito e não consegui reagir perante tal surpresa, que obviamente adorou. Por isso e agora volvidas algumas horas e a frio, venho sensibilizado agradecer-vos o gesto simpático que tiveram para comigo.
Já me ouviram dizer várias vezes ‘Ninguém faz nada sozinho’. O sucesso deve-se à grande equipa e família que somos. Assim unidos vamos continuar a caminhar na senda do progresso’.

No seu discurso, o vice-presidente da Câmara de Chaves Francisco Melo, felicitou os Bombeiros Voluntários de Vidago pelos seus 55 anos e denotou o “espírito coletivo e a capacidade do concelho em se unir para realizar objetivos comuns”.

O autarca garantiu ainda que o município de Chaves vai continuar a apoiar os Bombeiros Voluntários de Vidago, através de protocolos, realizados entre as partes. A Camara Municipal está convosco, porque mereceis, e a autarquia não vos falhará, a autarquia quer manter os protocolos com este rigor, e os bombeiros são merecedores desse dinheiro público", rematou Francisco Melo.

Durante a sessão solene, procedeu-se á condecoração de elementos que compõem os órgãos sociais da Associação.

Medalha de Serviços Distintos Grau Cobre - Atribuída ao Presidente da assembleia Geral Augusto Pereira de Carvalho e ao Vice – presidente da direção Eduardo Júlio Alves Brás.

Foram ainda condecorados com a Medalha de 20 anos Grau Ouro: os dirigentes Mário Rui da Silva Queirós, Luís Eduardo Teixeira Costa, Cândido Machado Alves, Manuel do Couto.

15 Anos Grau Ouro: Agripino Rodrigues Oliveira, Mário Jorge Ferreira Faria e Germano Ferreira Santos.

10 Anos Grau Prata: Joaquim João Oliveira Sousa.

Momento de grande significado e importância, foi a imposição do Crachá de Ouro da liga dos Bombeiros Portugueses ao Presidente do Conselho Fiscal da Associação Sr. Horácio Ferreira, que está nos Órgãos Sociais da Associação desde a sua fundação.

Também se revestiu com a maior solenidade a imposição do Crachá de Ouro atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses no estandarte dos BVV. O Presidente Francisco Oliveira convidou o Comandante Amónio Cruz da Liga do Bombeiros Portugueses e o Vice-presidente da Camara Municipal de Chaves Francisco Melo para partilharem tão insigne ato,

As comemorações continuaram depois no Hotel Primavera com um almoço convívio que terminou com o corte do bolo de aniversário.

 

 Augusto Oliveira - Bombeiro de 1ª Classe no Quadro de Honra

 

 
 

 

Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados para os Bombeiros Voluntários de Vidago, AVª Conde de Caria, 2 - 5425-307 Vidago