PÁGINA INICIAL ASSOCIAÇÃO MISSÃO CORPO DE BOMBEIROS MEIOS  OPERACIONAIS CONSELHOS ÚTEIS NOTICIAS

Bombeiros Voluntários de Vidago Av. Conde de Caria nº 2 - 5425-307 Vidago Telf: 276 907 122 Fax: 276 907 474 - Email: b.v.vidago@sapo.pt

Conselhos Úteis / INCÊNDIOS  FLORESTAIS

Se mora junto de uma área florestal:

* Limpe o mato à volta de sua habitação.

* Separe as culturas com barreiras corta-fogo (por exemplo um caminho).

* Guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, o gasóleo e outros produtos inflamáveis.

* Afaste as velas e candeeiros a petróleo ou a gás, da madeira, papel, roupas ou outro material combustível.

* Nunca deixe as crianças sozinhas em casa e fechadas à chave. Não as deixe brincar com fósforos ou isqueiros.

Se for passear à floresta:

* Não deite fósforos ou cigarros para o chão.

* Não deite pela janela do automóvel cinzas ou pontas de cigarro.

* Leve a refeição preparada. Não acenda fogueiras.

* Não abandone na floresta nenhum lixo, incluindo garrafas de vidro.

Avise as autoridades:

* Se vir lixo ou mato denso acumulado próximo de habitações.

* Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, informe as autoridades.

Tenha em atenção que durante o período crítico (1 de Julho a 30 de Setembro), é proibida a realização de queimadas e queima de sobrantes nos espaços rurais, bem como o lançamento de foguetes, de balões com mecha acesas e a utilização de fogo de artifício.

Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o 117 ou para os Bombeiros da área.

Telefone de Urgência  112 ou 117